quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Estado de saúde de Heloísa Helena é estável, mas ela continua internada
Heloísa passou por uma bateria de exames e foi avaliada por uma equipe médica. Após o resultado, será possível avaliar a possibilidade de alta médica, de acordo com a assessoria do hospital.
Funcionários do HGE contaram que, quando chegou ao hospital, Heloísa ficou em uma área chamada de vermelha, mas foi transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) devido ao assédio de pacientes, visitantes e servidores do hospital.
Mas a transferência da vereadora causou divergências entre o movimento sindical e a direção da unidade, pois, segundo funcionários, havia pacientes aguardando há mais tempo transferência da área vermelha para a UTI do hospital.
A diretora de comunicação do Sindprev (Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social), Olga Chagas, informou que o movimento sindical entende que ela não deveria ter sido transferida.
Segundo a sindicalista, o leito em que Heloísa estava tinha balão de oxigênio, bomba de fusão, desfibrilador, monitor cardíaco, tubo respirador e sonda.
Chuvas deixam 282 mil afetados e um morto em SC
As chuvas têm provocado estragos em Santa Catarina desde o dia 29 de agosto. A Defesa Civil confirmou a morte do funcionário público Diego Martins Hernandes, de 28 anos, que morreu soterrado no município de Anita Garibaldi. Nesta quinta-feira (1°) já são 281.887 pessoas afetadas em todo o Estado.
Já decretaram situação de emergência 19 cidades e duas decretaram estado de calamidade pública. A Defesa já recebeu 59 notificações preliminares dos municípios que podem entrar na mesma situação a qualquer momento, somando 73 cidades atingidas e afetadas pelas fortes chuvas.
São 6.771 desalojados e quase 400 desabrigados. Uma pessoa ficou ferida em Lages depois de um vendaval forte, mas recebeu atendimento e não corre risco de morte.
Santa Catarina registrou, em agosto de 2011, um dos meses mais chuvosos dos últimos anos, especialmente na faixa leste do Estado, onde a chuva foi o dobro e até o triplo do esperado. A informação é do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hisrometeorologia). Em Lages e em São Joaquim, o volume de chuvas acumulado no mês foi o maior desde 1965.
Em Indaial, Joinville, Major Vieira e Matos Costa, o acumulado superou as marcas de 1998. Já em Campos Novos, os 392,8 mm de chuva registrados neste mês só não foram mais altos do que o recorde em 1928 (485,4mm).
O mês foi marcado pela presença da umidade e da instabilidade devido ao aumento de frentes frias e sistemas de baixa pressão. Em parte do estado, temporais com ventania, granizo e raios causaram prejuízos aos moradores.
Assista ao vídeo:
Comer batatas reduz pressão arterial, diz estudo
- A batata, mais do que qualquer outro vegetal, tem uma desmerecida má reputação que levou muita gente que busca uma alimentação saudável a eliminá-la de sua dieta. Na realidade, quando se prepara sem fritar e sem manteiga, uma batata só tem 110 calorias e dezenas de saudáveis fitoquímicos e vitaminas. Nosso estudo espera ajudar a refazer a popular imagem nutricional da batata.
A pesquisa foi realizada com batatas preparadas no micro-ondas sem maionese nem ketchup, condimentos preferidos pelos consumidores, sobre 18 pacientes com sobrepeso e pressão alta, que comeram entre 6 e 8 batatas duas vezes por dia durante um mês.
Após esta dieta, a equipe de Vinson constatou que a pressão arterial média diastólica tinha caído 4,3% e a sistólica havia diminuído 3,5%. Além disso, nenhum dos participantes do estudo tinha ganhado peso.
Favorita dos americanos
A batata é o vegetal mais consumido pelos americanos, no entanto o estudo explicou que as batatas fritas, devido às altas temperaturas empregadas em sua preparação, destroem a maior parte das substâncias saudáveis. Vinson destacou que, segundo os resultados obtidos, a maneira mais saudável de preservar os nutrientes da batata é "cozida simplesmente no micro-ondas".
Dilma quer nova fonte de recursos para a saúde
Em entrevista à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, a presidente afirmou que apenas a aprovação da Emenda 29, que regulamenta os gastos dos três níveis de governo com o setor, não vai melhorar a qualidade da saúde.
- Em geral, a Emenda 29 mantém o atual padrão da saúde. Ela permite que você restrinja o que é saúde. É importante que a população saiba disso. Porque, se quiser resolver a saúde, vai ter que investir mais nessa questão. E aí nós vamos ter que discutir, de forma séria, como é que se faz um investimento maior. Ninguém vai fazer a mágica de dizer para o povo brasileiro que a saúde do Brasil vai melhorar se não tiver mais investimento. E tem de dizer de onde sai [o investimento].
No fim da manhã, Dilma participou da inauguração da siderúrgica da joint venture Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil, em Jeceaba, no Campo das Vertentes mineiro.
- Não sou a favor daquela CPMF por conta de que ela foi desviada. O dinheiro não foi para a saúde. Foi para fazer outras coisas. Agora, entre esse fato e o fato de falar que não precisa [dos recursos], está errado. Vai precisar, sim.
Dilma ressaltou que vai “lutar” para que os recursos investidos pelo governo cheguem a seu destino.
- Essas pessoas que melhoraram de vida, todas as pessoas que vão melhorar vão querer o quê? Serviço público de qualidade. Vão querer educação de qualidade, saúde de qualidade, segurança de qualidade. É função de um governo buscar isso com todas as suas forças. Com os recursos que eu tenho, vou trabalhar diariamente para garantir que aquele R$ 1 destinado àquele lugar chegue ao lugar que foi destinado.
Criadores do Rodeio das Gordas pagarão indenização
A medida foi estabelecida por meio de um TAC (Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta) assinado entre eles e as Promotorias de Justiça de Direitos Humanos de Araraquara e Assis, cidades do interior de São Paulo.
O descumprimento do compromisso implicará em multa de R$ 30 mil. O dinheiro da indenização será encaminhado a três instituições que se dedicam à prevenção e ao combate da dependência química e ao combate de violência de gênero.
O "Rodeio das Gordas" ficou conhecido durante o Interunesp, evento universitário que reúne os estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), realizado em Araraquara em 2010.
A competição se dava entre rapazes agarrando colegas obesas pelo maior tempo possível durante os jogos universitários. Após o encerramento do evento, foi criada em Assis uma página na rede social intitulada "Rodeio das Gordas", na qual eram estabelecidas regras para o "torneio", bem como premiação para o que fosse considerado o melhor "montador de gordas".
Em outubro de 2010, a promotora de Justiça Noemi Corrêa instaurou inquérito civil para apurar o ocorrido. As investigações identificaram que o responsável pela criação da página na rede social foi Roberto Paulo de Freitas Negrini, então estudante da universidade.
Daniel Prado de Souza e Raphael Dib Tebechrami foram apontados como incentivadores da prática, por meio de comentários publicados na página. O MP considerou que eles praticaram violência contra a mulher, infringindo os conceitos e preceitos da Lei Maria da Penha.
Roberto e Raphael assinaram o TAC. Em relação a Daniel Prado de Souza, que não assinou o documento, a Promotoria ingressará nos próximos dias com ação civil pública contra ele.



16:39
News e Você

