News e Você

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pessoas solitárias não dormem bem, afirma estudo


Pessoas que se sentem sozinhas não dormem tão bem. É o que destaca estudo publicado na revista Sleep.

Pesquisas anteriores descobriram que pessoas solitárias estavam mais dispostas a ter problemas de saúde, como doenças no coração e demência, e os autores se questionavam se o motivo não teria alguma relação com problemas de sono.

Cientistas da Universidade de Chicago estudaram 95 adultos com idade entre 19 e 84, sendo que nenhum dos indivíduos era isolado socialmente, mas todos tinham diferentes percepções de solidão.

Em entrevistas com os pesquisadores temas como solidão, depressão, ansiedade e estresse eram abordados. Três perguntas eram focadas em descobrir se as pessoas se sentiam sós: com que frequência eles sentiam falta de companhia onde moravam, se eles se sentiam deixados de lado ou isolados dos outros.

Os pesquisadores também questionavam sobre a qualidade do sono, e se costumam sentir sono durante o dia. Como as pessoas tendem a não lembrar se dormem bem, para buscar uma informação mais precisa, os pesquisadores usaram um aparelho que grava os movimentos enquanto as pessoas dormem.

Dessa forma os cientistas encontraram uma ligação entre pessoas que se sentiam solitárias com movimentos bruscos, como chutes, durante a noite.

Piratas somalis sequestram navio grego carregado com produtos químicos

Nairóbi, 1 nov (EFE).- Um navio cargueiro de produtos químicos foi sequestrado por piratas somalis com 22 pessoas a bordo, confirmou nesta terça-feira à Agência Efe o diretor do Programa de Ajuda Marítima (PAM), Andrew Mwangura.

"O sequestro aconteceu ontem (segunda-feira)" em águas do Golfo de Áden, disse Mwangura por telefone desde a cidade portuária queniana de Mombaça, onde está a sede do PAM.

O MT Liquid Velvet leva a bordo uma tripulação de 21 filipinos e um "especialista em segurança que não está armado", afirmou Mwangura, sem detalhar sua nacionalidade.

O site "Somalia Report", especializado em informação sobre o país africano, informou - citando fontes marítimas - que o navio pertence à companhia Elmira Tankers, com sede em Atenas.

Um pirata somali chamado Faisal, que se identificou como amigo dos sequestradores, declarou ao site que oito piratas armados atacaram o cargueiro em uma lancha, e que a embarcação navega em direção à cidade litorânea de Bargal (nordeste da Somália).

AGU diz que vai recorrer de decisão que anulou 13 itens do Enem 2011

A AGU (Advocacia-Geral da União) anunciou nesta terça-feira (1º) que deve entrar na quinta (3) com recurso contra a anulação de 13 itens do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011, decidida pela Justiça Federal no Ceará ontem (31).

O recurso será protocolado no TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região), com sede em Recife. A AGU diz querer evitar que os estudantes que fizeram a prova sejam prejudicados.

    Orientação

    Segundo reportagem da Agência Estado, o governo federal havia decidido que não iria recorrer da decisão. A nova orientação seria seguir a determinação da Justiça e evitar uma nova batalha judicial, como a ocorrida no ano passado, quando o exame chegou a ser suspenso.

    Por volta das 16h, o ministério divulgou uma nota em que reafirma a disposição de recorrer da anulação. Veja a íntegra:

    "O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informam que mantém a disposição de recorrer da sentença do juiz da 1ª Vara Federal, Luis Praxedes Vieira da Silva, ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad e pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, tão logo tomaram ciência da decisão judicial de Fortaleza.

    O MEC e o Inep entendem que a sentença de primeira instância foi desproporcional, ao cancelar em todo o país 13 questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) realizado nos dias 22 e 23 de outubro, que teriam sido apropriadas pelos alunos do Colégio Christus, em Fortaleza.

    Ressalva-se que a sentença preserva o exame, na medida em que afasta a possibilidade de cancelamento da prova em todo o território nacional, como era a pretensão do Ministério Público Federal do Ceará.

    Por outro lado, ainda que confortável na posição de que pela Teoria de Resposta ao Item (TRI) o cancelamento das 13 questões em todo o país não afeta a pontuação do Enem, o Ministério da Educação e o Inep entendem que a arguição proposta de cancelar as provas unicamente dos alunos do Christus ou até do complexo educacional da instituição tem um caráter pedagógico e restabelece a isonomia, uma vez que somente aqueles alunos tiveram uma vantagem no tempo dedicado à resolução das 180 questões aplicadas.

    Desta forma, depois de ouvir a Advocacia Geral da União (AGU), o Ministério da Educação e o Inep mantém a disposição de recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará."

    Pouco antes, pelo Twitter, o ministério também havia dito que iria recorrer:

    Entenda o caso

    A Justiça Federal no Ceará decidiu na noite de segunda anular 13 questões do Enem. Segundo o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) deve desconsiderar esses itens na hora da correção.

    Ficam anuladas as seguintes questões no caderno amarelo e suas correspondentes nos outros cadernos: 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, do primeiro dia; 113, 141, 154, 173 e 180, do segundo dia.

    Também pelo Twitter, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep afirmaram que "consideram a decisão do juiz Luiz Praxedes desproporcional e arbitrária, e vão recorrer em Tribunal de Recife ainda esta semana".

    Na decisão, o juiz afirma que anular o Enem somente para os 639 alunos do Colégio Christus, como fez o MEC, "foge da lógica do razoável" e anular para todos "é algo desproporcional e implicaria um grande prejuízo."

    "Irmãs Carmelitas Descalças"

    "O erro gravíssimo do instituto requerido [Inep] foi não usar questões inéditas no Enem deste ano. As questões do pré-teste jamais poderiam ser utilizadas no ano seguinte, principalmente porque não estavam lidando com instituições comandadas por Irmãs Carmelitas Descalças, e sim por entidades [escolas] com um alto grau de disputa entre as elas, para angariar novos alunos", afirma Silva.

    O pedido de anulação total ou parcial do Enem 2011 foi feito pela Procuradoria da República no Estado, após a verificação de que alunos do colégio Christus, em Fortaleza, tiveram acesso prévio a questões do exame. O Inep havia pedido dez dias para se pronunciar, mas a Justiça negou o prazo e concedeu apenas 72h, que terminaram ontem.


Coral falsa tem duas cabeças verdadeiras


O biólogo Daniel Parker trabalha em uma universidade da Flórida, nos EUA, e, ao mesmo tempo, toca uma fundação que ajuda a conservar espécies ameaçadas desses répteis. Na semana passada, ele achou que havia acertado na loteria. Ele passou na incubadora de sua fundação, chamada Sunshine Serpents, porque queria ver se ainda faltava muito para que nascessem os filhotes dos ovos de coral falsa hondurenha que ele havia deixado chocando. Aconteceu que não apenas os ovos haviam rebentado como, também, entre os filhotes havia uma cobra de duas cabeças. Se ter uma cobra dessas já era demais para a cabeça do biólogo, imagina quando ele descobriu que, além de tudo, a serpente era albina? - Tirei a sorte grande – duas vezes! Não conseguia acreditar no que eu estava vendo. Sorte mesmo foi da cobra que, no seu ambiente natural, ela não sobreviveria por muito tempo. - Tendo dois cérebros diferentes dando comandos para um único corpo pode ser uma existência bem confusa para se levar. Certamente, ela não seria capaz de sobreviver na vida selvagem. Em cativeiro, no entanto, há documentos que provam que cobras de duas cabeças foram capazes de sobreviver por até 20 anos.

Jardineiro preso oferecia dinheiro e doces para abusar de crianças

Uriel do Nascimento, de 45 anos, foi preso em Curitiba (PR) após ser reconhecido por vítimas e testemunhas. À polícia, ele confessou ter sequestrado várias crianças no centro da capital paranaense. Todas são menores de dez anos e pobres. Ele oferecia dinheiro e doces e as iludia com falsas promessas. Em um caso foi comprovada a violência sexual.

Taxista pelado e bêbado se envolve em acidente e vai para cadeia


Nesta terça-feira (1º), na Rússia, um taxista que dirigia pelado e bêbado envolve-se em um acidente e foi preso.

O homem bateu em 17 carros, entre eles uma viatura da polícia.

Quando foi detido, os policiais tiveram que usar uma jaqueta da corporação para tampar as partes íntimas do taxista.

Ele disse que cometeu os delitos porque estava triste e havia brigado com a namorada.


Em vídeo, Lula agradece solidariedade e se diz preparado para “mais uma batalha”


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou nesta terça-feira (1º) o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após iniciar o tratamento contra o câncer na laringe, gravou um vídeo em que agradece aos brasileiros o apoio que recebeu nos últimos dias e se diz otimista para enfrentar “mais uma batalha” em sua vida.

Na mensagem, gravada hoje ainda no hospital, Lula aparece ao lado da mulher, Marisa Letícia, e ainda mostra certa dificuldade para falar.

Com a voz mais rouca que o habitual, chegando a falhar em alguns momentos, o ex-presidente lembra “o carinho e a solidariedade” da população e se diz bem disposto para enfrentar a quimioterapia, primeira fase de seu tratamento.

- O que aconteceu comigo é daquelas coisas que acontecem com todo mundo, mas a gente acha que só acontece com os outros, nunca com a gente. Eu estou preparado para enfrentar mais uma batalha, e acho que vamos conseguir tirar de letra. Basta que a gente siga recomendações médicas, basta que a gente faça aquilo que precisa ser feito.


Em outro momento do vídeo, Lula deixa sua doença de lado para falar de política. Ele pede apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff.

- Eu acho que a gente precisa continuar acreditando no Brasil, botando fé nesse país. Será inexorável a caminhada do país para se transformar em uma grande economia.

Referindo-se, ao mesmo tempo, à situação do país e a seu próprio desafio pessoal, Lula prega o otimismo para enfrentar os problemas.

- Não existe espaço para pessimismo, para ficar lamentando que o dia não foi bom. Sem perseverança, sem muita persistência, sem muita garra, a gente não consegue nada. Nós temos que lutar. Foi para isso que eu vim, para lutar, para melhorar a vida de todo mundo.

Ao fim da mensagem, o ex-presidente se refere com bom humor à dificuldade para falar.

- Vocês percebem que a minha voz não está boa ainda. Eu estou doido para falar com os companheiros e companheiras mais forte, mas não estou podendo.


Twitter Facebook Favorites More

 
Design by Daniel N