News e Você

domingo, 28 de agosto de 2011

Governo de SP quer aprovar atendimento a planos no Hospital das Clínicas

O governo paulista e médicos se mobilizam para votar em setembro um projeto de lei que formaliza no HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo o atendimento a planos de saúde - sistema conhecido como "porta dupla". De autoria do Executivo, o texto dá autonomia para a instituição criar ou extinguir cargos e contratar funcionários pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O Ministério Público Estadual deve entrar com ação se a medida for aprovada.

O projeto, de autoria do ex-governador Cláudio Lembo, passou por diversas modificações, mas manteve um dos trechos mais polêmicos: o que permite a venda de serviços de pesquisa e assistência por meio das fundações de apoio do hospital.

Argumenta-se que os recursos obtidos são necessários para melhorar o serviço prestado ao SUS (Sistema Único de Saúde) José Otávio Auler Júnior, do Conselho Deliberativo do HC, diz que nas duas portas a instituição oferece o mesmo "tratamento de excelência".

Porém, conforme mostrou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo em janeiro, o tempo de espera pelo atendimento é bem diferente.

No Incor, por exemplo, enquanto pacientes do SUS aguarda até 14 meses por alguns procedimentos, não há filas para clientes de convênios. Hoje, cerca de 3% dos atendimentos são particulares. A receita gerada - cerca de R$ 100 milhões - corresponde a 9% do orçamento.

Auler Júnior revela que o projeto está sendo mais uma vez modificado e a nova redação vai garantir que "a vocação" do hospital é para o atendimento dos pacientes do SUS. O gestor ressalta a necessidade de mais autonomia.

- O atual plano de cargos e salários é de 1977 e está desatualizado com a realidade atual da medicina. Não prevê, por exemplo, perfis profissionais que surgiram com o desenvolvimento tecnológico, fundamentais no ambiente hospitalar moderno.

Embora considere positiva a redução da burocracia, a especialista em saúde pública Ligia Bahia aponta um lado negativo dessa autonomia.

- O hospital vai poder escolher quais casos vai atender. Não fica mais obrigado a seguir o que a rede pública determina. Poderá assumir um perfil que não é o mais adequado.

Ligia diz que, no longo prazo, os recursos trazidos pelos convênios não vão se reverter na expansão da capacidade instalada.

- E a privatização do hospital o afastará das fontes públicas, especialmente do governo federal, que são essenciais para investimentos de maior vulto.


Furacão Irene chega a Nova York

sábado, 27 de agosto de 2011

Mãe do filho de Neymar espera ganhar pelo menos R$ 50 mil de pensão


A mãe do primeiro filho de Neymar, que mora em Santos, já está fazendo planos com o dinheiro que vai receber dele.

Segundo uma pessoa próxima à família da moça, eles calcularam o valor da pensão em cima dos rendimentos do rico jogador.

E acham que deve dar pelo menos R$ 50 mil mensais.

A menina quer fazer faculdade de medicina.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Gianecchini recebe alta do hospital


Reynaldo Gianecchini deixa o hospital: "Estou muito forte"

Ator agradeceu o carinho dos fãs ao sair do hospital Sírio Libanês nesta sexta-feira (26)

Sidnei Rodrigues

Reynaldo Gianecchini deixou na tarde desta sexta-feira (26) o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado para tratar de um linfoma não-Hodgkin das células T angioimunoblástico.

"Queria dizer que estou muito forte e essa força grande parte vem de vocês. As pessoas tem me ajudado muito. Não tenho palavras para agradecer todo mundo. Só queria dizer que estou muito forte. Vou precisar ficar quietinho, tranqüilo e em silêncio para fazer meu tratamento, mas não estou me afastando de vocês. Não tenho palavras para agradecer vocês da imprensa e fãs", comentou o ator, que falava com voz rouca, baixa e pausadamente e saiu aplaudido, aos gritos de "força".

Sidnei Rodrigues

No dia 9 de agosto, a imprensa noticiou pela primeira vez que algo não estava bem com o ator. Nesta data, foi anunciado o cancelamento por tempo indeterminado das apresentações do espetáculo “Cruel”, em que Gianecchini atuava na capital paulista.

Na época, porém, a nota divulgada pela Morente e Forte Produções Teatrais dava conta apenas de uma faringite crônica. O comunicado explicava que a doença havia sido tratada com antibiótico, o que resultou em uma grave reação alérgica.

Sidnei Rodrigues
Francisco Cepeda /AgNews
No dia seguinte, no entanto, a confirmação de que algo mais grave afetava a saúde do ator assustou os fãs. Em nota oficial, Gianecchini confirmou que sofria de um linfoma não-Hodgkin e mandou um recado ao público. "Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês", comentou.

Em 11 de agosto, o infectologista David Uip, um dos responsáveis pelo tratamento do ator, veio a públicoreafirmar o otimismo de Gianecchini em enfrentar a doença.

“Ele está com muita fé, muito confiante. Gianecchini está com uma postura de otimismo e pede apoio das pessoas. Ele tem uma postura serena, que vai ser muito adequada para ajudar no tratamento. Não o vi chorar”, contou o médico.

Foi também neste perído que veio à tona um drama familiar vivido pelo ator. O pai de Gianecchini, Reynaldo Cisotto,também enfrenta um câncer, mas no fígado , e não nos gânglios linfáticos, como o que afeta o filho.

Sidnei Rodrigues

Durante todo o tempo em que esteve internado, o ator contou com o apoio de anônimos e famosos, que sepronunciaram pelo Twitter, através da imprensa, ou foram pessoalmente até o hospital demonstrar sua solidariedade. Entre as visitas mais frequentes estavam a ex-mulher, Marília Gabriela, e Claudia Raia, com quem Gianecchini faria o espetáculo musical "Cabaret".

Com a quimioterapia atrasada por uma infecção, o ator teve a primeira sessão do tratamento agendada para o dia 18 de agosto. Um incidente, porém, atrasou o cronograma: a colocação do cateter através do qual o medicamento seria adminstrado teria acabado por perfurar a veia subclávia de Gianecchini, o que teria feito com que o ator tivesse que ser levado para a UTI.

A permanência do ator na UTI levantou suspeita de intercorrências mais sérias durante o procedimento e foi cogitado até que ele teria sofrido uma perfuração do pulmão, fato não confirmado pela assessoria de imprensa do hospital.

Na ocasião, a atriz Claudia Raia, que o visitava, disse que não havia acontecido nada grave. “Não teve nenhuma complicação, não. Ele colocou o cateter ontem (quarta-feira), e vai precisar de um ou dois dias para começar o tratamento”, disse Claudia, na quinta-feira (18).

Procurado por QUEM, o oncologista Gilberto Salgado, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC) e ex-diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca), explicou que esse tipo de incidente costuma não comprometer o tratamento. “Esses acidentes não são comuns, mas em geral cicatrizam bem e não geram complicações”, afirmou Salgado.

Francisco Cepeda /AgNews
Gianecchini teria passado o sábado (20) e o domingo (21) na UTI, no 2º andar da ala C do hospital, para não ser incomodado pelos demais pacientes e seus parentes, todos curiosos com a presença do ator. Na porta do quarto dele, no 9º andar, havia uma placa em que se lia a mensagem “Visitas restritas” e um segurança costuma vigiar a entrada. Gianecchini só teria voltado para o quarto por volta das 11h30 de segunda-feira, pouco antes de iniciar a quimioterapia.

Recuperado do sangramento, Gianecchini recebeu a primeira dose do medicamento na segunda-feira (22). O atorteria reagido bem ao tratamento, apesar de ter sentido alguns efeitos colaterais, como enjoos, e logo veio a previsão de alta, que acabou por se concretizar nesta sexta-feira (26).

Antes da internação, Giane se preparava para protagonizar, ao lado da amiga Claudia Raia, o musical "Cabaret", previsto para estrear em outubro. Na segunda-feira (22), a produção do espetáculo anunciou que o ator será substituído por Guilherme Magon, de 25 anos.

Já a marca de alimentos Coqueiro, que produz atum e sardinha em lata, decidiu manter a campanha publicitária estrelada pelo ator, que ainda não tem data de lançamento marcada. Ele fotografou para os anúncios em junho, em um estúdio na Vila Olímpia, em São Paulo, pouco mais de um mês antes do diagnóstico do linfoma. Até o fim do ano, Gianecchini também poderá ser visto nos anúncios do papel higiênico Neve.


"Eu estou muito forte, agradeço o carinho", diz Reynaldo Gianecchini ao deixar hospital, após 26 dias de internação

Quatro dias depois de passar por sua primeira sessão de quimioterapia, o ator Reynaldo Gianecchini recebe alta e deixa o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, às 15h14 desta sexta-feira (26).

"Eu estou muito forte, agradeço o carinho. Estou com o coração cheio de felicidade e absolutamente tocado com esse gesto de carinho. Vou ficar um pouco afastado, distante, por causa do meu tratamento, mas está tudo bem. Conto com a compreensão de todos vocês."

O ator deixou o hospital andando, mancando um pouco, e sorridente. Sua mãe, que o acompanhava, saiu chorando de emoção. Um forte esquema de segurança foi montado na porta do hospital.

Gianecchini foi internado no dia 1º de agosto com um suposto sintoma de faringite. No dia 10, ele foi diagnosticado com um linfoma do tipo não-Hodgkin de células T, um tipo mais raro de câncer que afeta os linfócitos (células de defesa). "Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês", disse o ator em um comunicado divulgado no mesmo dia.

O ator está sendo atendido pelas equipes coordenadas pelos médicos Yana Novis, Raul Cutait e David Uip.

Bandidos explodem mais dois caixas eletrônicos em Guarulhos

Bandidos explodiram um caixa eletrônico em um posto de gasolina situado no km 225 da rodovia Presidente Dutra, no sentido Rio de Janeiro, na região de Guarulhos, Grande São Paulo, por volta das 4h30 desta sexta-feira (26).

A explosão quebrou vidros do posto, deixando cacos espalhados pelo chão. A Polícia Militar foi acionada e, por volta das 5h30, estava no local. Até a publicação desta notícia, não se sabia quantos criminosos agiram na ação, em que veículo estavam ou se algo foi levado. O caso será encaminhado ao 2º Distrito Policial de Guarulhos.

Pouco antes, às 4h20, outros criminosos explodiram o caixa eletrônico 24 horas de outro posto de gasolina na avenida Guarulhos, altura do 2.525, no bairro Ponte Grande. Ninguém foi preso. No início desta manhã, também havia viaturas preservando o local, à espera da perícia.

Desde abril

Com os dois roubos desta madrugada na Grande São Paulo, chega 151 o total de ataques a caixas eletrônicos no Estado desde abril, quando teve início a onda de explosões a máquinas do tipo. De acordo com levantamento feito pela Agência Record, o número chega a 103 na Grande São Paulo.

Notas Manchadas

- Como devo agir ao sacar do caixa eletrônico uma nota manchada pelo mecanismo da máquina?
O Banco Central explica que o cidadão deve registrar um B.O. (Boletim de Ocorrência) em uma delegacia, tirar um extrato da conta bancária e levar a documentação a agência bancária.

- O banco irá ressarcir o valor da nota manchada?
Caso seja comprovado que a mancha foi acidental, a pessoa prejudicada poderá ser ressarcida do valor da nota.

- Manchei uma nota acidentalmente. O que devo fazer?
Se ficar provado que o dano não foi causado por esses dispositivos, o banco deverá trocar a nota.

- Como devo agir ao receber uma nota manchada?
O Banco Central recomenda a população que não receba notas suspeitas de terem sido manchadas por dispositivo antifurto. Se a mancha tiver sido produto de uma ação criminosa, a nota não será ressarcida.

- O que devo fazer se já tenho notas manchadas em casa?
O banco orienta a população que possuir algumas dessas cédulas a encaminhá-las a uma agência bancária, que se encarregará de remetê-las ao Banco Central, onde serão mantidas sob custódia, para análise. Se for comprovado que o dano foi provocado por algum dispositivo antifurto, a instituição financeira deverá comunicar ao portador que a cédula foi fruto de ação criminosa e se encontra à disposição das autoridades competentes para investigação criminal.

Twitter Facebook Favorites More

 
Design by Daniel N