sábado, 28 de janeiro de 2012
Anonymous derruba site da CIA
Jovem morre após ser atropelada por uma carreta
No final da tarde dessa sexta-feira (27) mais um acidente de trânsito envolvendo motocicletas foi registrado nas rodovias sergipanas. Desta vez a vítima foi a jovem Marília Alencar dos Santos, 20 anos, que estava na garupa de uma moto quando foi atropelada por uma carreta. O acidente foi registrado na BR 101, no município de Estância.
De acordo com informações de populares, o condutor da moto era o irmão de Marília, um mototaxista conhecido como Alex. Ainda segundo testemunhas, a moto em que os irmãos seguiam foi atingida por uma carreta que fazia ultrapassagem proibida, com o impacto da colisão a jovem caiu na pista e foi atropelada pelo veículo de carga. O condutor da carreta fugiu do local e a placa do veículo não foi identificada.
O acidente aconteceu por volta das 17h 50m e deixou o trânsito paralisado nos dois sentidos da rodovia. A CPRV esteve no local e isolou a área até a chegada da PRF, uma hora após o acidente. Marília faleceu a aproximadamente 200 metros da sua residência, no Bairro Candeal.
Sobra de energia pode encarecer contas de luz
As projeções feitas pelas distribuidoras de energia elétrica ficaram bem acima da demanda registrada no ano passado (e deve se repetir em 2012).
Obrigadas a ter 100% do mercado coberto por contratos de longo prazo, elas estão com sobra de eletricidade em suas carteiras - fato que pode representar prejuízo para acionistas e consumidores.
Pelos dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2011, 20 concessionárias tiveram sobra de, no mínimo, 104,13 megawatts (MW) médios. Neste ano, são 27 empresas e 230,85 MW médios.
O diretor da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), José Gabino, explica que vários fatores impactaram as projeções das concessionárias.
Uma delas foi a piora da crise mundial, que afetou o consumo das indústrias - em 2011, o crescimento foi de 2,3% nessa classe de consumo. Mas há quem afirme que, em alguns casos, as distribuidoras erraram nas projeções, pois o consumo residencial e comercial continuou forte, com crescimentos de 4,6% e 6,3%, respectivamente.
Outra justificativa é a migração de consumidores "especiais" (abaixo de 3 MW) para o mercado livre (ambiente onde o cliente contrata sua energia no mercado, sem a interferência da distribuidora).
De acordo com novas regras, esses clientes podem deixar as distribuidoras a qualquer momento para firmar contratos com outros fornecedores, desde que compre energia alternativa (eólica, biomassa etc.).
- Este mercado tem crescido muito e traz preocupações com o futuro.
Naufrágio na Líbia deixa 15 mortos e 40 desaparecidos
Quinze imigrantes somalis morreram e outros 40 passageiros estão desaparecidos após o naufrágio nesta semana de um navio perto da cidade líbia de Misrata (oeste), disse neste sábado (28) o embaixador da Somália em Trípoli, Abdelghami Wais.
- Quinze corpos foram encontrados na costa de Misrata, entre os quais o de uma criança e os de doze mulheres. Os outros foram considerados desaparecidos.
No dia 13 de janeiro, o navio Costa Concordia, que levava 3.000 passageiros bateu contra uma rocha e naufragou próximo a ilha italiana de Giglio. O acidente deixou 16 mortos e ainda há 16 desaparecidos.
Prefeitura reforça gabinete de vereadores em ano eleitoral
O recurso mensal do parlamentar para a contratação de servidores é de R$ 40 mil. Porém, os novos 42 servidores terão salários pagos pela prefeitura, que podem chegar a R$ 6 mil. A justificativa para o benefício é que os servidores vão facilitar ‘dinâmica’ entre os poderes.
Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), a transferência nesse formato existe desde 1996. Antes, o convênio previa a possibilidade de o servidor receber dois pagamentos: um da prefeitura e outro da Câmara.
O documento assinado entre os poderes estabelece que até 100 servidores poderão ser repassados pelo Executivo ao Legislativo. Segundo o texto, são especialistas de diversas áreas, menos dos setores da Saúde e da Educação, contratados para suprir a necessidade da Casa e, consequentemente, de cada gabinete.
Dependendo dos casos, vereadores podem requisitar até dois trabalhadores o que, de certa forma, gera economia na hora de gastar a verba do gabinete.
No caso dos servidores cedidos pelo Executivo, cada vereador paga apenas uma parte do salário, que funciona com uma espécie de ‘complemento pela transferência’. O valor gira em torno de R$ 500 por trabalhador. A maior fatia do vencimento fica a cargo da prefeitura. Em algumas situações, os valores superam os R$ 6 mil por mês.
Alguns servidores cedidos pela Prefeitura de Belo Horizonte já estão na Câmara há mais de 20 anos. “A nomeação desses servidores é necessária porque esse convênio tem de ser renovado anualmente. Todos que tiveram os nomes citados no DOM estão tendo os contratos renovados. O engenheiro da Casa, por exemplo, é repassado pela prefeitura e está no cargo há muito tempo”, afirmou o vereador Ronaldo Gontijo (PPS), segundo secretário da Casa.
Na avaliação do presidente em exercício da Câmara, vereador Alexandre Gomes (PSB), não há nenhuma polêmica no caso. “Essa transição entre os poderes é importante porque auxilia os vereadores e também a população na forma como devem procurar a prefeitura”, afirmou.
Questionado sobre a necessidade, diante do valor já disponível para a contratação de pessoal, o socialista esquivou-se. “Esse benefício, como o próprio Diário Oficial informa, existe desde 1996. É verdade que os vereadores possuem o dinheiro para contratar o pessoal, mas é importante porque dá agilidade ao gabinete”.
A assessoria de imprensa da prefeitura não apresentou uma estimativa do valor gasto com o repasse dos servidores, em função dos ‘diversos níveis dos trabalhadores’.



19:47
News e Você








