Lula condena ataque da Coreia do Norte à Coreia do Sul ~ News e Você

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Lula condena ataque da Coreia do Norte à Coreia do Sul


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ataque da Coreia do Norte à ilha sul-coreana de Yeongpyeong, ocorrido nesta terça-feira (23). Segundo ele, a posição brasileira é de condenar qualquer forma de desrespeito à soberania de um país.

Entenda o conflito entre Coreia do Sul e Coreia do Norte

- Por enquanto, minha palavra é de condenação a qualquer tentativa de ataque. A Coreia do Norte diz que foi atacada primeiro. Estou sem informações porque estava em um evento, mas vou me informar com Itamaraty.

Ao ser questionado sobre o assunto em uma cerimônia em Ribeirão Preto (SP), Lula reforçou, entretanto, a necessidade de que os países respeitem suas respectivas soberanias.

- Não permitiremos, em hipótese alguma, qualquer tentativa de transgredir a soberania de outro país.

As Forças Armadas da Coreia do Norte teriam feito ao menos 200 disparos de artilharia contra a ilha Yeongpyeong, onde vivem entre 1.300 e 1.500 pessoas. Dois soldados sul-coreanos morreram e pelo menos 50 (entre militares e civis) ficaram feridos.

A ação começou às 14h24 do horário local (3h24 de Brasília), segundo fontes militares consultadas pela agência Yonhap. A resposta do Exército da Coreia do Sul veio imediatamente, também na forma de fogo de artilharia. O governo ainda mobilizou aviões de caça F-15 e F-16 e convocou uma reunião de emergência.

Coreia do Norte diz que Sul começou ataque

A Coreia do Norte divulgou nesta terça-feira, pela agência oficial de notícias KCNA, que a Coreia do Sul iniciou os disparos de projéteis, levando o Norte a reagir militarmente.

- Apesar de nossos alertas repetidos, a Coreia do Sul disparou dezenas de projéteis a partir das 13h e nós tomamos medidas militares imediatamente.

A agência não deu maiores informações sobre se a Coreia do Norte havia sofrido danos durante a troca de agressões.

Preocupação nuclear aumenta

Os disparos aconteceram dois dias depois que um cientista americano revelou a existência de um novo programa de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte, o que aumentou a tensão e a preocupação de Washington e de seus aliados.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse que a nova planta dá à Coreia do Norte potencial para construir mais armas nucleares.

Uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) está em preparação após esse último ataque.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites More

 
Design by Daniel N