quinta-feira, 31 de março de 2011
Anatel aprova uso do iPad 2 no Brasil
Documentos obtidos pelo sistema de gestão de certificação e homologação da agência revelam que os certificados foram emitidos hoje.
Apesar da homologação, a Apple ainda não tem ideia de quando deverá começar a vender a segunda geração do tablet no país.
Entre a homologação (31 de setembro de 2010) do primeiro modelo e seu lançamento, se passaram cerca de dois meses, mas o usuário só pode de fato comprar o produto em dezembro.
Para homologar um produto para comunicação de voz ou dados, é preciso contratar uma instituição certificadora no país. Quem cuida dos produtos da Apple é o Instituto Brasileiro de Certificação (Ibrace).
Ataques de animais peçonhentos dobram em 10 anos em São Paulo
Na última década, o número de acidentes com animais peçonhentos dobrou no Estado de São Paulo. Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde mostra que os maiores vilões desses ataques são os escorpiões.
Em 2010 foram registrados 14.601 acidentes cobras, aranhas, escorpiões e taturanas. O número é 112,4% superior ao de dez anos antes. No ano 2000 foram 6.873 acidentes envolvendo animais peçonhentos.
O levantamento também identificou que quase metade de todos os acidentes, ou 46,5 % dos casos do ano passado, foram causados por ataques de escorpiões: 6.783 notificações. Outros 3.007 casos registrados foram ocorrências com aranhas, 1.752 com serpentes e outras 1.644 envolviam abelhas.
O hospital estadual Vital Brazil, ligado ao Instituto Butantan, e que realiza atendimentos exclusivamente para acidentes envolvendo animais peçonhentos, é responsável pelo registro de 2.319 ocorrências em 2010. A unidade é a única no mundo que atende exclusivamente acidentados de animais peçonhentos.
Para quem viaja a lazer para áreas de mata, os cuidados com animais peçonhentos devem ser redobrados, alerta Carlos Medeiros, diretor médico do hospital Vital Brazil.
- Ao caminhar é importante estar com um calçado adequado, como botas, e evitar os períodos de amanhecer e entardecer do dia, quando as cobras procuram alimentos. Normalmente, esses animais procuram lugares secos para se protegerem.
Principais cuidados
Em caso de ferimento, de forma alguma se deve amarrar o local atingido, já que essa ação pode produzir necrose e não evita absorção do veneno.
Em caso de acidentes com cobras, a primeira medida é lavar o local afetado com bastante água e sabão e procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. As ações que costumamos ver em filmes, como amarrar, cortar ou mesmo chupar a ferida com a intenção de sugar o veneno deve ser evitada: isso pode piorar a situação da vítima.
Para ferroada de escorpião, a primeira medida a ser adotada é colocar compressas de água morna sobre a ferida para aliviar a dor. Em seguida, recomenda-se procurar a assistência médica mais próxima. Já em caso de picadas de aranhas e queimaduras de taturanas, é importante não mexer no ferimento.
A lista de locais para diagnóstico e tratamento pode ser encontrada no site do Centro de Vigilância Epidemiológica.
Além disso, o Instituto Butantan disponibiliza para a população um telefone de orientação em como proceder em casos de emergência e acidentes com esses animais e indica o local mais próximo para atendimento. O serviço funciona 24 horas por dia pelo telefone: (11) 3726-7962. Dicas de prevenção também podem ser encontradas no site do Butantan.
São Paulo tem mais de 119 mil casos de conjuntivite
A capital paulista registrou, do início de fevereiro até o dia 25 de março, 119.148 notificações de casos de conjuntivite. Os dados são do CCD (Centro de Controle de Doenças) da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento de notificações de conjuntivite viral fez com que o monitoramento da doença passasse a ser feito, desde 21 de fevereiro, pelo número de casos e não pelo número de surtos, como era anteriormente.
O monitoramento por surto pressupõe a existência de três ou mais casos em uma mesma área. Além disso, a notificação passou a ser compulsória para todos os casos individuais atendidos nos serviços de saúde da cidade.
A Secretaria de Saúde Estadual informou que até o dia 15 de março foram notificados 18,4 mil casos de conjuntivite pelos municípios paulistas.
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a diferença entre os números estaduais e da capital se deve à defasagem da data e à maneira como são contabilizados os casos. Os dados estaduais são baseados em surtos, não em casos individuais.
Satélite revela a mais exata imagem da gravidade da Terra
O satélite GOCE, da ESA, agência espacial europeia, mapeou a gravidade da Terra com detalhamento sem precedentes. Agora, os cientistas têm acesso a um modelo geoide (forma verdadeira da Terra, que não é esférica, mas sim achatada nos polos) mais preciso para que se entenda como o planeta funciona.
A imagem mostra a superfície ideal do oceano, na ausência de marés e correntes marítimas, moldada pela gravidade. Ela serve como referência para medir a movimentação dos oceanos, a mudança no nível do mar e a dinâmica do gelo – e como tudo isso é afetado pelas mudanças climáticas.
- [...] Estou particularmente animado com os primeiros resultados oceanográficos. Eles mostram que o [satélite] GOCE nos fornece a topografia dinâmica e os padrões de circulação nos oceanos com qualidade e resolução sem precedentes. Estou confiante que esses resultados vão nos ajudar a melhorar a compreensão da dinâmica dos oceanos no mundo.
Especialistas estão discutindo o uso do satélite para conseguir avanços no estudo dos oceanos e do clima e melhorar o entendimento sobre a estrutura interna da Terra.
Uma das opções é analisar os dados fornecidos pelo satélite para conhecer com mais profundidade os processos que causam terremotos, como o que atingiu o Japão recentemente.
Como esse terremoto foi causado pelo movimento das placas tectônicas abaixo do nível do oceano, essa ação das placas não consegue ser detectada do espaço, mas os terremotos deixam marcas na gravidade do planeta que poderiam ser usadas para entender os processos causadores desse tipo de catástrofe e, finalmente, ajudar a prevê-la.
Lançado em 2009, o satélite GOCE já recolheu dados sobre a gravidade terrestre por um ano.
terça-feira, 29 de março de 2011
Ex-vice-presidente José Alencar morre aos 79 anos
O ex-vice-presidente da República José Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 desta terça (29), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital.
Após conversar com Josué Alencar, filho do ex-vice, a presidente Dilma Rousseff afirmou em Portugal que o velório será no Palácio do Planalto, em Brasília, aberto à visitação pública e com previsão de início às 10h30.
"Foi uma grande honra ter convivido com ele. Vai deixar uma marca. Estamos muito emocionados", afirmou Dilma.
Na quinta (31), o corpo também será velado em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade.
Em Portugal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou ao falar sobre a morte do ex-vice. "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse.
Primeiro ministro a se manifestar sobre o assunto nesta terça, Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, também se emocionou ao receber a notícia durante uma entrevista (saiba o que disseram outros políticos e personalidades).
A morte de Alencar também repercutiu no exterior. O presidente da República em exercício, Michel Temer, decretou luto oficial de sete dias.
Na UTI
Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal.
O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou.
Após passar 33 dias internado – inclusive no Natal e no Ano Novo –, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo.
A internação tinha sido motivada pelas sucessivas hemorragias e pela necessidade de tratamento do câncer no abdômen. No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. No entanto, acabou voltando ao hospital dias depois.
Durante o período de internação, Alencar manifestou desejo de ir a Brasília para a posse da presidente Dilma Rousseff. Momentos antes da cerimônia, cogitou deixar o hospital para ir até a capital federal a fim de descer a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele desistiu após insistência da mulher, Mariza. Decidiu ficar, vestiu um terno e chamou os jornalistas para uma entrevista coletiva, na qual explicou por que não iria à posse e disse que sua missão estava “cumprida”.
Na conversa com os jornalistas, voltou a dizer que não tinha medo da morte. “Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”, disse.
No mesmo dia, ele recebeu a vista de Lula, que deixou Brasília logo após a posse de Dilma.
Internações
Os últimos meses de Alencar foram de internações sucessivas. Em 9 de fevereiro, ele foi hospitalizado devido a uma perfuração no intestino.
O ex-vice-presidente já havia permanecido internado de 23 de novembro a 17 de dezembro para tratar uma obstrução intestinal decorrente dos tumores no abdômen. No dia 27 de novembro, foi submetido a uma cirurgia para retirada de parte do tumor e de parte do intestino delgado.
Alencar passou alguns dias na UTI Cardiológica e começou a fazer sessões de hemodiálise depois que os médicos detectaram piora da função renal. Em setembro de 2010, foi internado em razão de um edema agudo de pulmão.
No dia 25 de outubro, voltou ao Sírio-Libanês ao apresentar um quadro de suboclusão intestinal. Dias após a internação, ainda no hospital, sofreu um infarto no fim da tarde do dia 11 de novembro. Foi submetido a cateterismo, “que não mostrou obstruções arteriais importantes”.
Batalha contra o câncer
O ex-vice-presidente travou uma longa batalha contra a doença. Nos últimos 13 anos, enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Foram mais de 15 cirurgias. Em abril de 2010, desistiu da candidatura ao Senado para se dedicar ao tratamento do câncer.
Desde 1997, foram mais de dez cirurgias para retirada de tumores no rim, estômago e região do abdômen, próstata, além de uma cirurgia no coração, em 2005.
A maior delas, realizada em janeiro de 2009, durou quase 18 horas. Nove tumores foram retirados. Exames realizados alguns meses depois, no entanto, mostraram a recorrência da doença.
Também em 2009, iniciou em Houston, nos Estados Unidos, um tratamento experimental contra o câncer. Alencar obteve autorização para participar, como voluntário, dos testes com um novo medicamento no hospital MD Anderson, referência no tratamento contra a doença. O tratamento não surtiu o efeito esperado e o então vice-presidente voltou a fazer quimioterapia em São Paulo.
José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.
Tratamento no exterior
O tratamento experimental nos EUA em 2009 não foi a primeira tentativa de Alencar de obter a cura fora do país. Ele já havia viajado para os Estados Unidos em 2006 para se tratar com especialistas. No ano seguinte, no entanto, os exames mostraram que o câncer havia se espalhado para o peritônio, uma membrana que reveste as paredes do abdômen.
Iniciava-se, então, a série de cirurgias na região. Em 2008, foram três internações. Em janeiro e em julho, exames mostraram uma reincidência de tumores abdominais. Em agosto, Alencar começou tratamento com um novo medicamento, a Trabectedina.
Com a saúde fragilizada, o ex-vice-presidente também foi internado por outros problemas. Em novembro de 2008, durante uma visita a Resende (RJ), teve fortes dores abdominais. O diagnóstico foi enterite (inflamação intestinal). Segundo os médicos, não havia relação com o câncer. Vinte dias depois, ele foi internado novamente, com quadro de insuficiência renal. Recebeu alta dois dias depois.
Sempre bem-humorado nas sucessivas vezes em que deixou o hospital Sírio-Libanês, chegava a brincar com seu próprio quadro clínico. "Estou melhor do que das outras vezes", repetia.
Após a maior das cirurgias, em 2009, Alencar saiu do hospital dizendo que não temia a morte. “Não tenho medo da morte, porque não sei o que é a morte. A gente não sabe se a morte é melhor ou pior. Eu não quero viver nenhum dia que não possa ser objeto de orgulho", afirmou. “Peço a Deus que não me dê nenhum tempo de vida a mais, a não ser que eu possa me orgulhar dele.”
Problemas de saúde ‘paralelos’
O ano de 2010 começaria com uma boa notícia para o então vice-presidente. O tumor que tratava vinha apresentando redução, segundo o hospital.
Alguns meses mais tarde, no entanto, ele começou a ter problemas de saúde “paralelos” ao câncer.
No início de maio, numa das idas ao hospital para a quimioterapia, apresentou pressão alta. Exames apontaram isquemia cardíaca e uma “obstrução grave” numa das artérias.
Alencar então passou por um cateterismo e uma angioplastia e recebeu um “stent”, um mecanismo que “alarga” a artéria. No total, ficou nove dias internado.
No final do mesmo mês, queixando-se de fadiga, foi internado novamente. Após exames, o hospital constatou que ele estava anêmico e tinha um “quadro congestivo pulmonar”, consequência da quimioterapia.
O tratamento, no entanto, continuava a dar resultados positivos, com a redução dos tumores.
No final de agosto, contraiu uma infecção, que foi tratada com antibióticos. Ele seria internado novamente poucos dias depois, no início de setembro, com o diagnóstico de edema agudo de pulmão. Foram mais seis dias no hospital.
Michel Temer decreta luto oficial de sete dias por morte de José Alencar
O vice-presidente Michel Temer lamentou nesta terça-feira (29) a morte do ex-vice-presidente José Alencar. Ele disse que assinou um decreto que determina luto oficial de sete dias em função da morte de Alencar.
- Nosso país sofre perda irreparável com a ausência do ex-vice-presidente. Acabei de assinar decreto de luto oficial de sete dias e ele recebera honras fúnebres de chefe de Estado. Alencar exerceu a Presidência quase um ano em face das viagens do presidente Lula.
Temer afirmou que falou por telefone com a presidente Dilma Rousseff, que está em Portugal, e que ela confirmou que adiantará sua volta para o Brasil, devendo chegar ao país junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir das 16h da quarta-feira (30).
O presidente em exercício destacou que Alencar teve vitalidade física e extraordinária durante o tempo que enfrentou sua doença.
- Quero registrar, penso, não só o meu pesar, mas penso que o pesar de toda a nação brasileira. (...) Ele soube revelar uma vitalidade física e mental extraordinárias. Enfrentou as operações e a doença com uma galhardia exemplar. Embora enfrentando uma quase tragédia pessoal, soube manter harmonia interna e revelar tranquilidade excepcional a todos brasileiros.
Morre José Alencar
Morreu nesta terça-feira (29), aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República, José Alencar, que lutava contra um câncer desde 1997.
Alencar havia sido internado em “condições críticas” na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na última segunda-feira (28), com um quadro de suboclusão intestinal, ou seja, parte de seu intestino estava entupido em decorrência do câncer na região.
O ex-vice-presidente lutou por mais de uma década contra o câncer. Desde 1997, Alencar passou por uma série de cirurgias e procedimentos médicos para combater tumores no rim, na próstata e no abdome, além de se submeter, sem sucesso, a um tratamento experimental fora do país.
Lula chora ao comentar a morte de José Alencar
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou e chorou nesta terça-feira (29) ao comentar a morte de José Alencar, que foi seu vice-presidente durante dois mandatos, entre 2003 e 2010. Ele deu uma entrevista coletiva em Portugal, ao lado da presidente Dilma Rousseff, após ter tomado conhecimento da morte do antigo companheiro.
Lula recebeu a notícia por meio de um telefonema do médico de Alencar, Raul Cutait. A presidente estava ao seu lado naquele momento. Alencar morreu nesta terça-feira, aos 79 anos, após uma longa luta contra o câncer.
Segundo o jornalista Mauro Tagliaferri, da TV Record, Lula estava emocionado e chorou muito durante a coletiva, na cidade de Coimbra.
- É um momento de muita dor e muito sofrimento. A nossa relação era de irmãos, de companheiros [choro]. Era como se fôssemos dois irmãos, pai e filho.
Ele lembrou do "amigo" José Alencar como a pessoa que o ajudou a ser presidente do Brasil.
O ex-presidente recordou que, antes da eleição em 2003, ele sempre obtinha votações na casa dos 30% do eleitorado, insuficientes para elegê-lo. E que, naquele ano, viu Alencar como "o vice que vai fazer com que eu ganhe a eleição".
Lula também elogiou a "lealdade" de Alencar.
- Eu, aos 65 anos de idade, conheço poucos seres humanos com a alma, a bondade e a lealdade do José Alencar. Eu não acredito que pudesse existir no mundo um vice como ele.
segunda-feira, 28 de março de 2011
Hospital diz que Alencar está em “condições críticas”
Ainda de acordo com o hospital, ele está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Alencar tem quadro de suboclusão intestinal, de acordo com o boletim. Ou seja, parte do intestino de Alencar está entupido em decorrência do câncer na região.
Alencar teve alta hospitalar no último dia 15 de março, quando voltou para sua casa, em São Paulo. O ex-vice havia sido internado no dia 9 de fevereiro com peritonite, inflamação na membrana que reveste a cavidade abdominal. O problema foi causado por uma perfuração no intestino.
O ex-vice-presidente luta contra um câncer há mais de dez anos e já foi submetido a uma série de cirurgias para retirar tumores. Devido a seu estado de saúde, o tratamento contra a doença foi suspenso recentemente.
Veja a íntegra do boletim médico:
"O ex-vice-presidente da República José Alencar foi reinternado hoje, 28 de março, às 13h20, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, com quadro de suboclusão intestinal, em condições críticas.
As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait, Roberto Kalil Filho e Paulo Ayroza Galvão."
Governo quer TV digital implantada em todo o país até 2016
O governo quer o sistema de TV digital implantado em todo país até 2016, período no qual ocorrerão, no Brasil, os eventos esportivos da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas.
Para que a meta seja cumprida, de acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, será preciso acelerar a implantação do sistema.
- Vocês sabem a importância que tem isso, inclusive para o setor industrial.
Bernardo informou que, no ano passado, foram comercializados 15 milhões de aparelhos de televisão, a grande maioria com dispositivos para conversão digital.
- Com a proximidade da Copa e o advento das Olimpíadas, com certeza, até 2016, nós vamos ter uma mudança quase definitiva nessa área.
O ministro ressaltou que é preciso resolver os problemas de infraestrutura ligados a esses eventos. Bernardo explicou que assim que for resolvido o problema da implantação da TV digital (até 2016) haverá um excedente do espectro, que precisa ser resolvido. Esse espaço poderá ser usado pela radiodifusão, "desde que o governo seja pago por isso".
Ao participar de palestra na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o ministro disse que no próximo dia 18 de abril, ocorrerá uma reunião com a Fifa (Federação Internacional de Futebol), na qual o governo brasileiro vai receber as exigências para as obras dos estádios.
Estarão presentes no encontro os representantes de todos os ministérios envolvidos. “A partir daí, vamos formatar as nossas ações para dar conta desses desafios", acrescentou Paulo Bernardo.
Defesa de Jaqueline Roriz pede arquivamento de denúncia na corregedoria da Câmara
O advogado José Eduardo Alckmin explica que o objetivo da investigação feita pelo corregedor é dar elementos para a Mesa Diretora decidir se irá mandar ou não o processo para o Conselho de Ética. No entanto, como os partidos políticos podem recorrer diretamente ao conselho – como o fez o PSOL na semana passada -, não há motivos para que a denúncia continue tramitando na Corregedoria.
- A representação está prejudicada porque existe já uma representação posta. Já foi ofertada uma representação direta ao Conselho de Ética e aí já não tem mais sentido qualquer investigação aqui, uma vez que o mesmo fato já é objeto de um processo disciplinar.
Alckmin não adiantou nenhum argumento que será utilizado pela defesa da parlamentar. Ele estará presente na reunião desta terça-feira (29) do Conselho de Ética, onde apresentará seus argumentos ao relator do caso, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) e ao presidente do conselho, José Carlos Araújo (PDT-BA).
Jaqueline Roriz ainda não foi notificada pelo Conselho de Ética porque não foi localizada. Uma tentativa foi realizada na quinta-feira (24), mas sem sucesso. De acordo com o advogado, a apresentação de defesa a ser realizada amanhã já irá configurar como notificação.
Na manifestação de defesa apresentada hoje, os advogados argumentam que o “pano de fundo” para as representações na Corregedoria e no Conselho de Ética é a “narrativa de uma mesma história”.
- Um mesmo fato não pode gerar mais de uma ação penal, valendo, pois, dizer que no caso, um mesmo fato não poder gerar mais de um procedimento com a finalidade de instaurar procedimento para apuração de suposta quebra de decoro.
Brasil supera marca de 10 mi de clientes de TV paga
O Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de clientes de TV por assinatura, de acordo com levantamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgado nesta segunda-feira (28).
Com 251.732 novos assinantes no mês passado, o mercado brasileiro encerrou fevereiro com 10,176 milhões de domicílios atendidos com TV paga, o equivalente a 17% das residências do país.
Em fevereiro, a participação do serviço de TV via satélite continuou registrando forte expansão e atingiu 47,3% da base de clientes. No início de 2010, a participação dessa tecnologia era de 37,9%.
A participação dos serviços a cabo recuou e passou 57,6% do mercado em fevereiro do ano passado para 49,7% no mesmo mês deste ano.
Seguindo a tendência observada ao longo de 2010, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses.
O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul, acompanhada pela região Sudeste, com percentuais de crescimento anual abaixo da média nacional.
Estudantes realizam ato contra homofobia em SP
Os advogados da vítima foram na tarde desta segunda à Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), onde a agressão está sendo investigada. Ainda não há novidades sobre o caso, mas Rodrigues afirmou que pretende entrar com uma representação na Secretaria de Justiça para pressionar as autoridades a tomar uma medida em relação aos casos de homofobia. Ele e os demais ativistas defendem a aprovação do Projeto de Lei 122, que torna crime esse tipo de preconceito.
Corpo de Bombeiros resgata gato no rio Tamanduat
Após o resgate, o animal ganhou o carinho dos agentes da corporação e foi encaminhado para o Centro de Zoonoses da capital.
Família que estava desaparecida em Diadema é encontrada
A família de quatro pessoas que estava desaparecida há 14 dias em Diadema, na Grande São Paulo, foi encontrada no início da tarde desta segunda-feira (28), em Ourinhos, no interior de São Paulo. Uma assistente social os encontrou após eles terem sido reconhecidos por funcionários de um abrigo da cidade, na última sexta-feira (25).
Segundo Márcia Moraes, eles foram ao local para pedir alimentação e para pernoitar. Nesta segunda-feira, ela acionou a Polícia Militar para informar o paradeiro dos quatro.
A assistente disse que conversou com a família, explicando que parentes, vizinhos e amigos estavam preocupados com o desaparecimento deles, e o pai decidiu voltar para Diadema. A família deve estar de volta à cidade até o final da tarde desta segunda.
Seita
Parentes e vizinhos dizem que os quatro passaram a ter comportamento estranho após se envolverem em uma seita. Pais e filhos largaram os empregos e, "de uma hora para outra", desapareceram sem levar roupas ou documentos.
A filha adotiva do casal disse que, antes de desaparecer, os pais e os irmãos dela deixaram dinheiro para pagar as contas e um bilhete de despedida. De acordo com ela, o pai influenciou o restante da família, com um discurso que pregava o fim dos tempos, com base em uma profecia bíblica. Para ele, o fato ocorreria por volta das 14h do último dia 14 de março.
Dois boletins de ocorrência do desaparecimento foram registrados.
Veja o vídeo:
Dinossauro herbívoro com dentes-de-sabre viveu no RS
O extinto animal, do tamanho de um cão atual de grande porte, também tinha dentes-de-sabre, com cerca de 12 cm de comprimento.
A descrição do Tiarajudens eccentricus foi feita por Juan Carlos Cisneros, do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, e colegas do Brasil e da África do Sul na edição mais recente da revista Science. Cisneros, nascido em El Salvador, descobriu o fóssil quando fazia pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As informações são da agência Fapesp.
A inusitada boca da espécie agora descrita amplia o conhecimento a respeito da diversidade de um grupo de animais herbívoros conhecidos como anomodontos, parte do grupo dos terapsídeos, répteis que são ancestrais dos mamíferos.
A descoberta do Tiarajudens também oferece a mais antiga evidência de oclusão dentária – em que os dentes de cima e de baixo se encaixam para um mastigar eficiente – em terapsídeos.
Essa oclusão dentária pode ter ajudado a espécie e outros anomodontos a consumir plantas com muita quantidade de fibras, ajudando na expansão para novos nichos ecológicos.
Mas por que um herbívoro precisaria de dentes-de-sabre? Segundo Cisneros e colegas, o Tiarajudens pode ter usado as presas para lidar com competidores e assustar predadores.
Agência americana cria mesa holográfica 3D de estratégia militar
A ideia da agência americana é acabar com aqueles bonecos de plástico que eram usados pelos militares em mesas com mapas desenhados. A nova geração de estrategistas militares deverá usar hologramas 3D para estudar o campo de batalha.
Chamada de UPSD (Tela Mesa de Areia Urbano Fotônica, em tradução livre), a mesa permite que 20 participantes possam ver e manipular, em 360 graus, uma imagem 3D na mesa, sem ter de usar óculos tridimensionais.
A tela pode ser expandida até 1,82 m e possui uma profundidade visual de até 30 cm. A UPSD também é interativa: os estrategistas podem congelar, rotar e aproximar as imagens da forma que quiserem.
Também é possível imprimir representações em duas dimensões dos dados em 3D, como mostra a foto, para que as tropas possam levá-los juntos nas missões.
A tecnologia ainda não está pronta para os campos de batalha, mas já foi demonstrada e agora está sendo instalada em centros de pesquisa do exército e da força aérea.
Imposto de renda cobrado a mais será devolvido em 2012
O Imposto de Renda recolhido a mais nos três primeiros meses deste ano será devolvido aos contribuintes em 2012, disse nesta segunda-feira (28) o subsecretário de Tributação da Receita Federal, Sandro Serpa. Segundo ele, os valores descontados a mais antes da correção da tabela em 4,5% serão compensados na declaração de ajuste de 2011, que será entregue no ano que vem.
Medida provisória publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União corrigiu as tabelas do Imposto de Renda em 4,5% para os anos de 2011 a 2014. A faixa de isenção passou para R$ 1.566,61 em 2011, R$ 1.637,11 em 2012, R$ 1.710,78 em 2013 e R$ 1.787,77 em 2014.
Como a correção do Imposto de Renda só valerá a partir de abril, o imposto retido de janeiro a março seguiu a tabela antiga, cujo limite de isenção era de R$ 1.499,15. Segundo a Receita Federal, a devolução do imposto pago a mais ainda este ano seria impossível porque as empresas não teriam como refazer as declarações de Imposto de Renda Retido na Fonte.
De acordo com ele, o ajuste será automático e o contribuinte não precisará tomar providências para reaver o dinheiro.
- O que foi retido a mais em janeiro, fevereiro e março será compensado. A conta fechará e ninguém precisará tomar providência.
O subsecretário disse ainda que o percentual de 4,5% de correção pelos próximos três anos seguirá o centro da meta de inflação estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Apesar de as metas para 2013 e 2014 ainda não terem sido fixadas, ele negou que a correção da tabela sirva de indicativo para a meta a ser definida pelo governo.
- Veremos o comportamento da economia nos próximos quatro anos. A inflação pode ficar acima ou abaixo da meta e, daqui até lá, os cálculos poderão ser refeitos, mas as novas metas de inflação estão fora da alçada da Receita.