novembro 2011 ~ News e Você

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ronaldinho Gaúcho diz que vídeo que o mostra nu é montagem

O jogador do Flamengo Ronaldinho Gaúcho registrou uma ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para que se apure quem são os responsáveis por distribuir na internet um vídeo em que o atleta aparece em cenas íntimas e que, segundo ele, trata-se de uma montagem.

Em comunicado divulgado no site do Flamengo, o jogador definiu o vídeo como "ofensivo e de mau gosto" e garantiu que levará os responsáveis à Justiça assim que forem identificados.

Ronaldinho Gaúcho contou ainda que na quarta-feira seu site foi invadido por hackers, o que considerou no mínimo muita coincidência, por isso pediu as autoridades que investiguem se existe relação entre os episódios.

O vídeo, que foi muito comentado nas redes sociais, mostrava supostamente Ronaldinho Gaúcho gravando-se em cenas íntimas, mas as imagens são de baixa qualidade.

Matéria do site F5

O Vídeo em questão foi enviado por um internauta do Portal News e Você, Nossa equipe de videografismo analisou o vídeo e foi possível constatar que não exige montagem.

NÃO ESTAMOS CONTRADIZENDO AS PALAVRAS DO JOGADOR.

Pai mata a filha de 2 anos depois de amarrá-la no carro e jogá-la no riacho

O americano Arthur Morgan III, de 27 anos, foi detido pela polícia federal na Califórnia nesta terça (29), após perseguição que durou mais de uma semana. A prisão ocorreu em San Diego, a mais de 4.500 km do local onde ele teria assassinado a filha de 2 anos.
No último dia 21 de novembro, Tierra Morgan-Glover foi morta depois de ser amarrada num carro e jogada de uma ponte em um riacho no parque Shark River, em Wall Township, no Estado de Nova Jersey, no nordeste dos EUA. O corpo da criança ainda estava preso a cordas dentro do carro. Ela morreu afogada. Segundo a mãe, Imani Benton, Morgan levou a filha para passear e não voltou mais. Testemunhas o viram subindo num trem na estação de Asbury Park, também em Nova Jersey, ao lado da filha. Imani disse à CBS News, que também cobriu o caso, que Morgan costumava bater nela e na filha, até se separar da mulher e sair de casa. A caça a Morgan mobilizou até a TV americana - o programaAmerica's Most Wanted (Os Criminosos Mais Procurados), da Fox News, mostrou a ação da polícia para tentar capturar o acusado.

Eurico Miranda rejeita ajuda do Flamengo para o título do Vasco: "É guerra"


O ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, esteve presente na Soccerex nesta quarta-feira (30), último dia do evento. Sempre polêmico, Miranda falou sobre a decisão do título na última rodada do Brasileirão, marcada para o próximo domingo (4), quando o Vasco enfrenta o Flamengo e torce pela derrota do Corinthians diante do Palmeiras. Para Miranda, se quiser o título, o Vasco não deve ter esperanças de uma mãozinha por parte dos adversários. - O que importa é ganhar do Flamengo. Ajuda de flamenguista (para conquistar o título) eu não quero e nem aceito. É guerra. Estou pouco me lixando para o que o Flamengo pensa. Corinthians e Vasco chegam à rodada final do Brasileirão separados por dois pontos. Para que o Vasco seja campeão, o Corinthians tem que perder para o Palmeiras e o clube carioca precisa vencer o clássico. As duas partidas começam às 17h (de Brasília) deste domingo. O ex-presidente vascaíno disse também que está otimista para duelo contra o Fla. - Pelo momento que o Vasco vive hoje, teríamos 99% de chances de sairmos vencedores. Mas clássico é clássico. Pode acontecer de tudo. Eurico Miranda também elogiou o trabalho feito pela comissão técnica do Vasco, clube campeão da Copa do Brasil e atual vice-líder do Brasileirão. - O responsável por isso é o bom trabalho feito pelo Ricardo Gomes, e a continuidade do Cristóvão Borges.

Marcelinho Paraíba é transferido para presídio em Campina Grande (PB)


O jogador de futebol do Sport Club do Recife Marcelinho Paraíba foi transferido da central de polícia para o presídio padrão de Campina Grande (PB), o Serrotão, nesta quarta-feira (30). Ele foi indiciado por estupro, suspeito de tentar forçar uma jovem a beijá-lo e agredi-la.
O crime teria acontecido durante uma festa em seu sítio do atleta, na madrugada desta quarta-feira, no bairro Nova Brasília, em Campina Grande. A informação foi confirmada pelo delegado responsável pelo caso, Fernando Zoccola. De acordo com Zoccola, a vítima disse que teve o cabelo puxado e a roupa rasgada pelo jogador. Ainda segundo o delegado, esta versão foi confirmada por testemunhas que estavam no local no momento da agressão.
O advogado do jogador, Afonso Villar, informou que o atleta nega as acusações e diz ser inocente. Além do atleta, três de seus amigos também foram detidos, mas por desacato à autoridade.

Villar informou que entrará com pedido de habeas corpus para retirar seu cliente da prisão. Já os três amigos do jogador deverão ser liberados ainda nesta quarta-feira, depois do pagamento de R$ 1.000 de fiança.
Cerca de dez equipes da Polícia Militar atenderam a ocorrência no sítio do jogador na madrugada desta quarta. No momento da prisão, houve resistência dos amigos do atleta.

Assista ao vídeo:

Testemunhas dizem que criminoso chegou atirando em mãe e filho na zona leste


A mãe e o filho que foram mortos na manhã desta quarta-feira (30), na zona leste de São Paulo, podem ter sido assassinados sem que tenha havido uma tentativa de roubo. De acordo com o delegado titular da Central de Flagrantes da 5ª Seccional Leste, Fábio Ferreira Lins, duas testemunhas disseram que o criminoso chegou atirando nas vítimas, que eram feirantes, enquanto um parceiro esperava dentro de um veículo.

- Pelas informações que temos aqui, tudo leva a crer que é um homicídio, e não uma tentativa de roubo. Houve esse tipo de finalidade (matar), com motivação, mas ainda não temos pistas.

A polícia trabalha com a probabilidade de homicídio, mas não descarta a possibilidade inicial de um assalto que resultou em latrocínio (roubo seguido de morte), segundo Lins.

Até as 17h30, os dois suspeitos continuavam foragidos. O delegado diz que o caso já foi encaminhado ao DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

“Chapa quente”

As duas vítimas eram feirantes de descendência japonesa e estariam a caminho do trabalho quando foram baleadas.

Mesmo com a origem oriental, a princípio, o delegado diz que a polícia descarta o envolvimento da gangue da“Chapa Quente”, que ataca pessoas dessa origem étnica na região da zona leste.

- Esse grupo costuma invadir casas de orientais para roubar. Pelas características do bando, não vemos ligação dele com esse crime.

Lins também diz que ainda não há informações sobre um possível assassinato motivado por vingança. As vítimas trabalhavam juntas na feira há 20 anos na Vila Zelina.

O ataque

Os dois foram abordados por ladrões, na rua Alumínio, zona leste de São Paulo, por volta das 6h20 desta quarta-feira. Eles tentaram fugir com o veículo, mas morreram no local do crime.

A mulher, que dirigia a Kombi, e o filho foram atingidos. Após ser baleada, a mulher arrancou com o veículo, atravessou uma praça e bateu em um ponto de ônibus e em um guard-rail de uma das pistas da avenida Aricanduva.

Policiais da 2º Companhia do 8º Batalhão e viaturas do Corpo de Bombeiros, inclusive a USA (Unidade de Serviço Avançado), foram deslocados para o local. As vítimas chegaram a ser socorridas, mas não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

Assista ao vídeo:

Fotógrafo captura rastro de Estação Espacial e Júpiter em foto de longa exposição


O fotógrafo britânico Mark Humpage produziu uma foto noturna de longa exposição em que conseguiu capturar a trilha de luz deixada pela ISS (Estação Espacial Internacional), o planeta Júpiter e estrelas do céu.

Humpage, famoso por suas imagens do céu e de paisagens, aproveitou o clima ameno do Reino Unido para essa época do ano e acampou durante a noite do último domingo (27) no pátio da igreja de Misterton, em Leicestershire.

– Eu tinha planejado [a foto] neste local há algum tempo e só estava esperando pelas condições ideais - sem nuvens, sem Lua e céu limpo. A igreja de Misterton, com seu cemitério assustador e esta árvore, formam um ótimo primeiro plano.

Humpage diz que, “se você olhar atentamente entre a ponta da torre da igreja e a árvore, você vai ver a Estação Espacial Internacional cruzando os arcos dos rastros deixados pelas estrelas”.

Júpiter, por sua vez, deixa o rastro mais brilhante, cruzando atrás da torre da igreja e se dirigindo para o horizonte.

O fotógrafo usou um cabo remoto em sua câmera para fotografar de forma contínua o céu noturno durante um período de 11 horas.

Neste intervalo, Humpage fez 2.700 imagens com uma lente grande angular, que ele usou para formar esta imagem.

Provável substituto de Ralf contra o Palmeiras ganha aval do capitão corintiano

Primeira opção do técnico Tite para substituir Ralf, suspenso, na partida de domingo (4), contra o Palmeiras, no Pacaembu, o meio-campista Moradeiconta com apoio do elenco corintiano para não "tremer" no jogo que poderá definir o título do Campeonato Brasileiro de 2011.

Após os trabalhos desta quarta-feira (30), no CT do Parque Ecológico, o lateral-direito Alessandro, capitão da equipe, foi questionado sobre qual conselho dará a um jogador que não é titular com frequência e, por isso, pode tanto se consagrar quanto se "queimar" na partida – e saiu em defesa do companheiro.

- O conselho é para que ele pense só no agora e não em encerrar a carreira. O Moradei não está aqui porque é bonzinho ou quietinho, mas porque trabalha, se dedica e busca seus objetivos.

Alessandro lembrou ainda que a definição sobre quem substituirá Ralf ainda não foi anunciada, mas que Moradei já exerceu essa função no campeonato e está pronto para a missão, se assim for definido pelo técnico Tite.

- Não sei se o Tite vai colocá-lo, mas pode ter certeza de que todos nós confiamos muito no trabalho dele e não pensaremos em nada de negativo que possa acontecer, até porque ele já substituiu o Ralf muito bem.

Melhor, mas sacaneado

Quem também conta com a confiança do grupo é Adriano. Depois de faltar no treino de terça (29) por conta de uma indisposição estomacal, o Imperador voltou aos trabalhos, mas não escapou das brincadeiras do grupo.

- Sacaneamos ele um pouquinho, claro, mas o Adriano se apresentou bem e vai trabalhar para ficar à disposição do Tite e nos ajudar.

Petrobras é multada em R$ 84 milhões por omitir produção

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) multou a Petrobras em R$ 84,5 milhões pelo repasse incorreto de informações da plataforma P-50, situada no campo de Albacora Leste, na bacia de Campos, informa reportagem de Cirilo Junior publicada na Folha desta quarta-feira.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Segundo o processo aberto pela agência, a estatal usou fatores não aprovados para fazer a medição da produção. Com isso, parte da quantidade de óleo extraído do campo, em operação desde 2006, não foi informada.

Estima-se que, no período de 14 meses, a Petrobras tenha deixado de informar a produção de 1,3 milhão de barris. Sem o registro dessa produção, um montante de royalties e demais tributos, não informado pela ANP, deixou de ser pago.

A Petrobras não se manifestou sobre a multa.

Foram aplicadas duas multas pelo mesmo procedimento, considerado ilegal pela agência. A primeira, de R$ 83 milhões, compreende o período de fevereiro de 2008 a fevereiro de 2009.
A Petrobras recorreu dessa decisão, e o processo deverá ser levado a nova apreciação da diretoria da ANP nas próximas semanas.

A outra multa, de R$ 1,5 milhão, referente a agosto de 2009, foi paga pela petroleira, com desconto de 30%.

Irã ordena expulsão de todo pessoal da embaixada britânica

Teerã, 30 nov (EFE).- O Ministério de Relações Exteriores do Irã ordenou a expulsão de todo o pessoal da embaixada britânica em Teerã, em resposta ao fechamento pelo Reino Unido da legação iraniana em Londres, segundo informou nesta quarta-feira a agência local "Mehr".

Ao mesmo tempo, a agência "Fars" afirmou que nas próximas horas seriam expulsos pelo Ministério de Exteriores iraniano os diplomatas e o resto do pessoal da Embaixada do Reino Unido em Teerã, baseado no princípio de reciprocidade da diplomacia.

O anúncio acontece horas depois que o Reino Unido fechou sua embaixada em Teerã e evacuou do Irã toda sua equipe diplomática, após o ataque que sofreram ontem em dois dos recintos de sua legação por parte de estudantes islâmicos.

Os jovens mantiveram como reféns, durante horas, parte do pessoal diplomático e empregados da embaixada, até que foram resgatados pela Polícia, queimaram a bandeira britânica, causaram danos materiais e destruíram e roubaram documentação oficial, segundo uma fonte europeia.

Após a saída do último de seus diplomatas do Irã, o ministro de Relações Exteriores britânico, William Hague, anunciou hoje perante a Câmara dos Comuns que a embaixada de seu país em Teerã tinha sido fechada e que todos os diplomatas iranianos tinham 48 horas para abandonar o Reino Unido.

Além do fechamento da Embaixada do Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Noruega já convocaram para consultas seus embaixadores em Teerã, enquanto outros países europeus chamaram os embaixadores do Irã em suas capitais para exigir explicações sobre o fato.

A União Europeia realizará amanhã em Bruxelas um conselho de ministros de Exteriores, no qual, entre outras coisas, espera aprovar novas sanções contra o Irã e discutir futuras medidas de pressão contra o país, entre elas um eventual embargo de compra de petróleo, algo que por enquanto divide os países comunitários. EFE

Kassab volta a negar irregularidade em convênio com Detran e diz que caso é "bobagem"

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), voltou a negar irregularidades no convênio firmado entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Prefeitura de São Paulo. Na manhã desta quarta-feira (30), em uma palestra para empresários na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre, ele afirmou que o caso Controlar é uma “bobagem”.

“O Ministério Público entende que o contrato é irregular e a prefeitura acredita que não. Portanto, caberá ao judiciário decidir”, resumiu.

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), o acordo permitiu à empresa Controlar --que coordena o programa de inspeção veicular na capital-- o acesso ilegal a dados sigilosos de milhões de donos de veículos.

“Ponho minha mão no fogo pelo secretário [do Verde e Meio Ambiente] Eduardo Jorge. Não há nada errado no contrato. Se houve abuso no acesso aos dados dos motoristas ou qualquer outra irregularidade, investigaremos e puniremos. O contrato com o Detran está sendo renovado, por que seria renovado se houvesse algum tipo de problema?", indagou Kassab durante um evento em São Paulo, na terça-feira.

Homenagem a Malafaia é um “escândalo”, diz Jean Wyllys

A decisão da Câmara de condecorar esta tarde com a Medalha do Mérito Legislativo o líder da Igreja Assembleia de Deus, pastor Silas Malafaia, indignou o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), uma das principais referências do movimento LGBT no Congresso. Para o deputado, que é gay e defensor da causa, a homenagem a religiosos que “perseguem” minorias por sua orientação sexual é grave.

“Essa homenagem mais parece uma medalha do fundamentalismo cristão. Fico escandalizado que a Câmara possa conceder uma homenagem desse porte a pessoas que violam as liberdades de expressão”, disse aoCongresso em Foco. A indicação foi feita pelo deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), que defende o direito de o líder evangélico expressar o que pensa.

Na semana passada, Malafaia causou polêmica ao declarar à revista Época que iria “arrebentar” e “fornicar” Toni Reis, atual presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (ABGLT). “Eu vou arrebentar o Toni Reis… Eu vou fornicar esse bandido, esse safado. Eu vou arrombar com esses…”. O caso repercutiu no Twitter, levando a hashtag#MalafaiaresolveuFornicar aos “trending topics”, ranking de assuntos mais comentados no microblog.

“Mal entendido”

Em seu perfil no Twitter, o pastor afirmou que a revista publicou o termo errado. O pastor afirmou que foi mal interpretado pela revista. Ele contou que disse que iria “funicar”, expressão carioca que, segundo ele, significa “ferrar”. “Na linguagem vulgar, ‘funicar’ significa ‘ferrar’ o movimento gay”, escreveu.

Além de Malafaia, outros seis líderes de igrejas neopentecostais também estão entre os agraciados pela Câmara com a maior honraria da Casa por causa dos serviços que essas personalidades têm prestado à sociedade.

Critérios

Na avaliação de Jean, a Câmara deveria levar em conta três critérios na hora de escolher os homenageados: o não envolvimento em escândalos de corrupção; a não violação de princípios constitucionais, como o cerceamento à liberdade de expressão, e a não perseguição a minorias vulneráveis.

Na opinião do deputado, a indicação de pastores que publicamente fazem declarações contra gays e simpatizantes é um reflexo do crescimento das igrejas neopentecostais no país. “Essa homenagem significa que essas igrejas estão cada vez mais ricas e mais influentes no Parlamento brasileiro, financiando deputados e exigindo depois”, disse.

Ainda na semana passada o pastor chamou a jornalista Eliane Brum, também da revista Época, de “vagabunda” em entrevista publicada pelo jornal americano The New York Times. Ele criticou um artigo publicado pela colunista no qual ela critica a intolerância com pessoas ateístas por parte dos adeptos às “novas fés”, referindo-se ao crescente número de fiéis às igrejas evangélicas, no que disse ser “uma disputa cada vez mais agressiva por fatias no mercado entre as grandes igrejas”. Malafaia usou o Twitter novamente para se desculpar. O pastor disse que utilizou o termo errado, e que sua intenção não era ofender a jornalista.

Homofobia

Ontem (29) Malafaia participou de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado, que discutia o Projeto de Lei 122/2.006, que criminaliza a prática de homofobia. Na ocasião, o pastor foi enfático ao condenar a proposta ao afirmar que a liberdade de expressão está garantida na Constituição. No calor de seu discurso, o religioso afirmou que os ativistas gays são “parasitas do Estado”, ao afirmar que as ONGs existentes em prol da causa LGBTT recebem dinheiro público. “A minha instituição é bancada por quem acredita em mim, mas eles são parasitas do Estado”, disse.

Alheio às polêmicas, o deputado Lourival Mendes garante que Silas Malafaia merece ser agraciado com o prêmio. “O pastor tem um trabalho muito relevante para a sociedade cristã e toda a bancada cristã na Câmara aprovou a sua indicação. Ele será muito bem recebido hoje”, disse Lourival ao Congresso em Foco. O deputado disse que Malafaia tem toda liberdade de expressar aquilo em que acredita. “Ele defende um ponto de vista dele e da frente parlamentar evangélica. Ele tem razão e está correto. As pessoas que defendem posições claras não podem ser criminalizadas”, declarou.

Mérito legislativo

Desde 1983, a medalha de Mérito Legislativo é entregue anualmente pela Câmara a personalidades brasileiras ou estrangeiras que realizam serviços de relevância para a sociedade. Os deputados indicam os agraciados que recebem a medalha das mãos do presidente da Casa e do segundo-secretário.

Ao todo, 39 pessoas serão agraciadas. Entre elas, o empresário Eike Batista, o assessor especial do Ministério da Defesa, José Genoíno, o editor e presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol-RJ) e o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), entre outros.

Veja aqui a lista de quem já foi agraciado com a Medalha de Mérito Legislativo

Bolsas europeias disparam com decisão conjunta de bancos centrais

As Bolsas europeias marcaram altas expressivas nesta quarta-feira, com os investidores reagindo à ação coordenada de seis bancos centrais para ampliar sua capacidade de fornecer liquidez para o sistema financeiro global.

As autoridades monetárias de Canadá, Inglaterra, Japão e Suíça, bem como o Banco Central Europeu (BCE) e o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) concordaram em reduzir o valor dos acordos existentes de troca de liquidez em dólar em 0,5 ponto percentual.

Também mereceu destaque a decisão do banco central da China, que reduziu em 0,5 ponto percentual a alíquota do compulsório bancário. A medida vale a partir do dia 5 de dezembro e representa o primeiro corte na taxa desde dezembro de 2008.

Colaborou para o clima positivo do mercado a notícia de que os EUA geraram 206 mil empregos no setor privado, segundo revelou a ADP, empresa que processa folhas de pagamento. O resultado veio bem melhor que a expectativa de criação de 130 mil vagas.

O mercado repercutiu ainda o encontro dos ministros das Finanças dos 17 países que usam o euro. Eles aprovaram o empréstimo prometido de 8 bilhões de euros à Grécia e se comprometeram a ampliar o poder do fundo de resgate europeu, mas não conseguiram elevá-lo para 1 trilhão de euros como esperavam.

Em Londres, o índice FTSE 100 subiu 3,16%, para 5.505 pontos; em Paris, o CAC 40 avançou 4,22%, para 3.154 pontos; e o DAX, da Alemanha, fechou em alta de 4,98%, para 6.088 pontos.

(Téo Takar | Valor, com agências internacionais)

sábado, 26 de novembro de 2011

Casa Branca: EUA cooperarão com Paquistão na investigação de ataque aéreo

O governo dos Estados Unidos está disposto a cooperar com o do Paquistão na investigação do ataque aéreo da Otan que deixou pelo menos 25 soldados paquistaneses mortos, informaram na noite de sábado (26) funcionários da Casa Branca. Os informantes, não identificados, acrescentaram que funcionários civis e militares de alta categoria no governo dos EUA expressaram suas condolências ao Paquistão pelo incidente.

Os funcionários da presidência também indicaram a disposição do governo de Barack Obama a cooperar com o Paquistão na investigação do incidente na região fronteiriça com o Afeganistão. As complexas relações entre EUA e Paquistão se deterioraram gravemente depois que uma unidade de forças especiais americanos matou, em maio, o chefe da Al Qaeda, Osama bin Laden, em sua residência em território paquistanês.

Em meses recentes se intensificou a pressão de Washington para que o governo paquistanês atue contra os grupos insurgentes que operam no Afeganistão e encontram refúgio atrás da fronteira do Paquistão.

O Paquistão, por sua vez, protestou de maneira cada vez mais enérgica contra os ataques com aviões sem tripulação operados pelos EUA e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte desde o Afeganistão.

Domingo deve ter pancadas de chuva em grande parte do país

A previsão do tempo mostra que o domingo (27) deve ter pancadas de chuva em grande parte do país, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O dia ficará nublado com possibilidade de chuva no centro-sul da Região Norte, norte e nordeste de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, sul do Minas Gerais e Piauí, centro-oeste e sul da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, norte e centro-leste de São Paulo.

Em toda essa grande área há chances de chuva forte localizada.

Nas demais áreas da Região Norte, no sul de São Paulo, centro-leste do Paraná, leste de Santa Catarina e região do Recôncavo Baiano, o sol aparecerá, mas também podem ocorrer pancadas de chuva. Nas demais áreas do país, o domingo deve ser de sol e com poucas nuvens.

Após denúncia de irregularidades, Kassab diz não temer cassação

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), disse na tarde deste sábado estar tranquilo em relação as denúncias de irregularidades envolvendo a Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular na cidade.
Kassab falou a imprensa no autódromo de Interlagos, onde conferiu os treinos para o Grande Prêmio da F-1. Inicialmente ele disse que só responderia a perguntas sobre a prova ou a Expo Mundial, mas acabou comentando o caso.

"É importante registrar como são as coisas. É pública a divergência entre Ministério Público e prefeitura quanto a isso, e vale dizer que não se trata de algo no campo moral. Entendemos que o contrato é correto, e tenho certeza de que o Judiciário vai se pronunciar nesse sentido", disse.

Nesta sexta-feira, a Justiça determinou que a prefeitura abra uma nova licitaçãopara a escolha da empresa que será responsável pela inspeção.

A Promotoria havia pedido o afastamentode Kassab, mas a 11ª Vara da Fazenda Pública decidiu manter o prefeito do cargo, determinou a indisponibilidade de seus bens e de todos os acusados.

"O Ministério Público apenas estava cumprindo o seu papel", afirmou o prefeito no paddock do GP Brasil, enquanto os carros já estavam na pista para o treino oficial.

Questionado se tinha algum receio de ser cassado, Kassab rebateu: "Não tenho, estou muito tranquilo. Fazemos parte de uma administração séria. Tudo vai ser devidamente esclarecido, porque é feito com absoluta lisura. É uma das poucas prefeituras do Brasil assim".

Kassab disse ainda que não pretende contratar um advogado pessoal para atuar no caso, além da Procuradoria do Município. "Em princípio, não [vou contratar]. Falei mais cedo com o secretário Claudio Lembo, que me transmitiu a posição da Procuradoria".

O prefeito também comentou o fato de o Ministério Público ter chamado o contrato de "farsa". "Eu discordo, e o tempo vai mostrar. É o Poder Judiciário que vai dizer."

Ele não respondeu às perguntas sobre a realização de uma nova licitação, e disse que a "tarifa é outro problema".

AÇÃO

Segundo a ação do Ministério Público, a contratação da Controlar para explorar a inspeção veicular utilizou um "pretexto humanístico da preservação do meio ambiente e da vida", mas que só serviu para o "enriquecimento ilícito" dos acionistas da empresa.

De acordo com os promotores, Kassab e o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, ressuscitaram em 2007 um contrato cheio de irregularidades, desprezando pareceres do Tribunal de Contas e dos técnicos do município.

Entre os motivos que pesavam contra essa decisão estava o tempo desde a contratação da empresa (mais de dez anos) e sua condenação (em segunda instância) por improbidade administrativa justamente nesse contrato. A recomendação interna era que fosse realizado um novo processo de licitação.

Nas 596 páginas da ação, os promotores enumeram uma série de irregularidades na contratação da empresa desde 1995, apontando falta de "capacitação técnica, econômica e financeira".

"Se você perguntar o que está errado nesse contrato, eu lhe digo: tudo. Está tudo errado. Esse contrato é uma fraude", disse o promotor Roberto Antonio de Almeida Costa.

O valor cobrado (R$ 61,98) atualmente pelo serviço de inspeção veicular, obrigatória em São Paulo, também é considerado alto demais pelo Ministério Público.

Analista diz ter sido pressionado a mudar parecer de obra da Copa

Em depoimento ao Ministério Público Federal, o analista técnico do Ministério das Cidades Higor Guerra confirmou que foi pressionado a adulterar seu parecer em um projeto de transporte, do Ministério das Cidades, para a Copa de 2014.

Guerra atribui a pressão à gerente de projetos do ministério, Cristina Soja, e à diretora de Mobilidade Urbana, Luiza Vianna. O documento afirma, no entanto, que ele "não sabe dizer sobre de quem partiu a ordem para o procedimento adotado por Luiza e Cristina, de adulteração dos autos do processo".

Em conversa com a Folha, Guerra não quis responder se em algum momento ouviu falar que a ordem teria partido do ministro Mário Negromonte (Cidades). "Tudo o que tenho a esclarecer está no depoimento. Não quero mais exposição. Não tenho o menor envolvimento partidário, sou técnico, pai de família, só quero sossego".

Reportagem publicada pelo jornal "Estado de S. Paulo" revelou que a pasta adulterou parecer de um técnico, permitindo a implantação de um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) em vez de uma linha rápida de ônibus na cidade de Cuiabá (MT). A mudança elevou em R$ 700 milhões o valor das obras.

Segundo o relato de Guerra, a movimentação teria começado após o governo federal ter tomado a decisão política de alterar o projeto.

A movimentação se intensificou, de acordo com o técnico, depois de o Ministério Público de Mato Grosso solicitar informações ao Ministério das Cidades.

CONVERSAS DESGASTANTES

O servidor declarou que em outubro foi claramente pressionado a mudar sua nota técnica, o que não considerava habitual. "A partir desse dia [6 de outubro], teve quatro dias de desgastantes conversas com Cristina Soja, pois o depoente se recusou a alterar a nota técnica que já tinha produzido".

Ele disse que manteve sua posição "no sentido de que a nota técnica destinava-se a subsidiar uma decisão do governo e não poderia ser retirada, pois isso seria um procedimento irregular.

Guerrra aponta que " o cronograma apresentado pelo Estado para a conclusão da obra do VLT era falho, pois previa várias fases sendo realizadas ao mesmo tempo de forma incorreta, a exemplo da obtenção de licenciamento ambiental ao menso tempo em que se fazia a licitação".

O analista disse que descobriu a adulteração em novembro, "com a extração de sua nota técnica e a inserção de outra com a mesma numeração" e que em seguida decidiu pedir transferência do setor em que trabalhava.

O Ministério das Cidades negou que haja irregularidades no projeto, que ainda nem foi licitado, e abriu sindicância para apurar se os servidores agiram ilegalmente no processo de alteração do modal de Cuiabá.

EUA lançam foguete com robô que vai investigar vida em Marte

Um foguete Atlas V partiu neste sábado (26) do Cabo Canaveral, nos EUA, levando ao espaço o robô mais bem equipado até o momento, com o qual a Nasa (agência espacial americana) espera determinar se há ou houve alguma vez condições para existir vida em Marte.
O foguete propulsor foi lançado às 13h02 (de Brasília) da plataforma 41 na Estação da Força Aérea na Flórida. O Laboratório Científico de Marte (MSL, na sigla em inglês) chegará ao planeta vermelho em agosto de 2012.

Dois minutos depois da partida, em uma manhã nublada sobre Cabo Canaveral, e quando o projétil alcançava 7.778 km/h, se desprendeu o primeiro segmento do foguete propulsor.

Depois que se desprendeu o segundo segmento, a cápsula que contém a sonda Curiosity disparou a mais de 24.000 km/h para sua travessia de 9,65 milhões de quilômetros nos próximos oito meses e meio com destino à cratera de Gale, em Marte.

Entenda o lançamento

O Curiosity pesa uma tonelada e tem três metros de comprimento. É cinco vezes mais pesado que os robôs antecessores - os exploradores Spirit e Opportunity, que chegaram a Marte em janeiro de 2004 na busca de vestígios de água.

O lançamento foi adiado para este sábado após os técnicos terem constatado no último fim de semana que era necessário substituir uma das baterias do foguete que levará o robô. Os engenheiros contam com um período de chances de lançamento até 18 de dezembro e esperam que tudo ocorra conforme o previsto para que o veículo chegue a Marte em agosto de 2012.

O Laboratório Científico de Marte conta com dez instrumentos para buscar evidências de um ambiente propício para a vida microbiana, inclusive os ingredientes químicos essenciais para a vida. Isso representa o dobro de instrumentos dos robôs lançados anteriormente pela Nasa. Este será o primeiro a utilizar um laser para analisar o interior das rochas e analisar os gases com o espectrômetro que pode enviar dados à Terra.

O Curiosity leva todos os instrumentos para medir as condições de vida no passado e no presente, estudando as condições ambientais do planeta. Ele buscará compostos que contenham carbono - um dos principais ingredientes para a vida como se conhece - e avaliará como eram em suas origens. Ao contrário dos outros robôs, o Curiosity conta com o equipamento necessário para obter amostras de rochas e solo e processá-las.

A Nasa começou a planejar a missão MSL em 2003. Nos últimos oito anos, cientistas e engenheiros construíram e testaram as capacidades do robô, que, segundo as expectativas, levará a pesquisa planetária a outro nível.

O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, localizado na Califórnia, elaborou o Curiosity para que fosse capaz de superar obstáculos de até 65 centímetros de altura, com o objetivo de evitar que se prendesse, como aconteceu com o Spirit, e de se locomover cerca de 160 metros por dia.

Colombianos são presos por roubo de computadores em hotel

A Polícia Civil prendeu três colombianos suspeitos de furtarem notebooks e outros equipamentos eletrônicos no hotel Holiday Inn Parque, no Anhembi, zona norte da capital paulista, na noite desta sexta-feira (25).

Dois homens e uma mulher foram presos após 4 meses de investigação. O trio foi detido após arrombar uma sala de conferências e roubar os notebooks.

Segundo o delegado responsável pela operação, os suspeitos passavam-se por hóspedes do hotel para furtar os computadores.

O caso foi registrado no 13º Distrito Policial. Os criminosos serão indiciados por furto qualificado e poderão pegar de dois a oito anos de prisão.


Mais de 80 presos fogem de delegacia na BA

Mais de 80 presos fugiram da delegacia da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, na noite da última sexta-feira (25). Do total de 170 internos, apenas 90 continuaram no local que tem capacidade para 30 pessoas.
De acordo com a polícia, os detentos fugiram por um buraco no teto de uma cela depois de serrar os cadeados. Os policiais disseram que os vigias não perceberam a ação dos criminosos, já que estavam dentro da delegacia e estava chovendo muito.

Até o início da tarde deste sábado (26) ninguém foi recapturado.

Namorada de Nem ficará sozinha e sem banho de sol na cadeia

A namorada do ex-chefe do tráfico de drogas da Rocinha, Danúbia de Souza Rangel, de 27 anos, não terá direito a banho de sol e nem receberá visitas na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informou que Danúbia está em cela individual, incomunicável e já se alimentou. Mais cedo, foi divulgada uma foto de Danúbia com uniforme padrão das penitenciárias.

O isolamento faz parte de um procedimento padrão adotado pela Seap assim que um novo criminoso ingressa no sistema prisional fluminense.

Conhecida como "A Xerifa", Danúbia foi transferida para a penitenciária na manhã deste sábado, após passar a noite na Delegacia da Gávea (15ª DP).

Antes de ir para o presídio, ela passou pelo IML (Instituto Médico Legal) para fazer exames. Danúbia foi presa em flagrante na noite de sexta-feira (25) na Delegacia da Gávea (15º DP) após ter sido encontrada por policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais).

Segundo os agentes, Danúbia foi localizada após uma denúncia anônima, em uma casa no interior da Rocinha, em cima do salão de cabeleireiro que costumava frequentar. Conhecida por seu cabelo loiro, a Xerifa usava um boné para não chamar a atenção. Ela teria chegado à favela pela manhã se para encontrar com a filha.

De acordo com Carlos Augusto Nogueira, delegado titular da 15ª DP, Danúbia foi presa em flagrante por associação ao tráfico de drogas.

- Ela participava do tráfico de drogas na Rocinha, então eu decidi fazer o procedimento flagrante por associação ao tráfico.

Nogueira usou como argumento para o flagrante a "ostentação" que Danúbia fazia de seus bens em sites de relacionamento, onde ela aparece com joias e utiliza um carro que ganhou de presente de Nem, além de morar em uma casa "de alto padrão para quem não trabalha".

- Por essa série de fatores, ao meu modo de ver, há associação com o tráfico de drogas e por isso a prisão em flagrante.

Segundo o titular da delegacia, Danúbia preferiu ficar em silêncio e disse que só falaria em juízo. Nogueira disse que existem três procedimentos de investigação de tráfico na 15ª DP e Danúbia é citada em pelo menos um deles.

Twitter Facebook Favorites More

 
Design by Daniel N