Após bater recorde do ano, lentidão no trânsito despenca em São Paulo ~ News e Você

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Após bater recorde do ano, lentidão no trânsito despenca em São Paulo

Com chuva e enchentes na véspera do feriadão, a cidade de São Paulo chegou registrar, às 18h, 242 km de lentidão, o maior índice do ano, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A partir de 19h a lentidão começou a cair e às 20h30 despencou para cerca de 60 km.

O recorde anterior havia sido registrado em 2 de setembro (220 km), às 19h. Já o recorde histórico aconteceu em 10 de junho de 2009, com 293 km de vias congestionadas. A CET monitora apenas cerca de 6% (868 km) dos quase 15.000 km de vias da capital paulista.

Alagamentos

A chuva forte que atinge São Paulo fez o córrego Ribeirão Vermelho transbordar deixando em estado de alerta para enchentes as subprefeitura de Pirituba/Jaraguá e da Lapa, às 16h10 desta sexta-feira (11), segundo o Centro de Gerenciamentos de Emergências (CGE) da prefeitura.

A subprefeitura de Pirituba/Jaraguá afirmou que por volta de 17h as comportas do piscinão que atende a região foram abertas para escoar a água da chuva. Por volta de 18h, todas as regiões da cidade foram colcadas em estado de observação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, veículos ficaram ilhados na rua Rubens de Sousa Araújo, 139, na Vila Mangalot, na zona norte da capital. Dois caminhões da corporação foram enviados ao local.

A chuva formou seis pontos de alagamento nas zonas norte e oeste da capital (clique aqui para ver a lista).

Houve enchentes também em Osasco, município vizinho à capital. Imagens de televisão mostram moradores ilhados e ruas tomadas pela água.

O CGE clasifica o risco para enchentes em quatro níveis: observação, atenção (chuva com potencial de alagamento ou transbordamento de rios), alerta (alagamentos generalizados e transbordamentos) e alerta máximo (alagamentos intransitáveis associados a extravasamento de rios e córregos que superam a capacidade de atendimento do município). .

Previsão do tempo

Ainda segundo o CGE, no sábado (12) o sol aparece entre nuvens pela manhã, mas o ar abafado favorece a formação de nuvens que provocam pancadas rápidas e isoladas de chuva no período da tarde. Os termômetros ficarão entre 18ºC e 26ºC.

No domingo (13), o tempo fica mais nublado e a instabilidade aumenta. São esperadas pancadas de chuva a partir da tarde e podem ocorrer pontos com maior intensidade. A temperatura mínima será de 18ºC e máxima, de 24ºC.

Na segunda-feira (14) e na terça-feira (15), feriado da Proclamação da República, uma área de baixa pressão dará origem a uma nova frente fria, diz o CGE. “Esse sistema provoca chuva forte e volumosa na capital e Grande São Paulo. A chuva acontece de forma generalizada e há potencial para a formação de alagamentos. O solo encharcado pode provocar escorregamentos de encosta”, finalize o órgão.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites More

 
Design by Daniel N